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WILD SPIRIT- A INDIGO PIANIST

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quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Music for the Deaf and Dumb


Parece piada para a grande maioria, mas não é!

"Surdos sentem a música através de auscultadores vibratórios:

http://www.youtube.com/watch?v=B_E32ufM_4M

Uma aula de música para surdos:

http://www.youtube.com/watch?v=mIXHbhZS6no

Surdez - Estratégias para docentes :

http://www.youtube.com/watch?v=_EOhXRZicXk

-Olhe o site sobre ensino de sapateado para uma surda, a professora recorreu à utilização de um tablado de madeira e de “dicas” visuais, através da adaptação do sistema Khanotation (simbologia do sapateado americano), utilizando cores e figuras, para que ocorresse a associação do desenho à batida dos pés e os sons por eles produzidos. http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/971/926

Vocês podem aproveitar a experiência dela para outras atividades musicais também.

-Veja o projeto Touchingnotes que foi apresentado na EMEF CEI em Campo Bom no dia 03/05/2011. Trata-se de um dispositivo que transforma as notas musicais em vibrações táteis, que permitem que um surdo possa sentir a música através de uma pulseira: http://www.youtube.com/watch?v=UN6Ybl40hI0

- A seguir são os softwares que criaram para que os surdos possam ver a voz atraves do computador...

http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/acessoConteudo.php?nrseqoco=14307 .

http://www.decom.fee.unicamp.br/lpdf/jogosvoz.htm (software para teste)

-Tem uma reportagem no youtube dos surdos treinando a música:

http://www.youtube.com/watch?v=B_E32ufM_4M

http://www.youtube.com/watch?v=fZFTcASiR8I

http://www.youtube.com/watch?v=hcYhIGZFXMc

http://www.surdodum.com/ (site da banda surda)

http://www.youtube.com/watch?v=mUBmW8LoULU (balada propria para surdos, reparem que eles usam um piso de madeira para sentir mais a vibração e as luzes são de acordo com cada tipo de ritmo de música).

Nilton camara cantando "Familia" em Libras: http://www.youtube.com/watch?v=tv0hwj1c-YM&feature=fvwrel

(reparem o movimento do corpo e expressão de acordo com a letra e ritmo da música)

Vocês sabem que não sou professora de música e não tenho experiência na área, mas posso compartilhá-los com experiências e de alguns trabalhos que conheci e espero que possam ajudá-los para ter uma idéia de como lidar com a música com alunos surdos.

Vou mostrar para vocês como o INES (Escola de Surdos do Rio de Janeiro) utiliza o método para mostrar os sons para seus alunos surdos, veja abaixo:

a)Discriminar os Sons

Depois que a criança aprendeu a perceber a presença e a ausência dos sons, o passo seguinte é trabalhar a discriminação começando sempre com dois sons bem opostos. Aos poucos, ir diminuindo a oposição.

De início mostrar a fonte sonora e o som produzido. depois tirar a pista visual e explorar somente a audição:

Ruídos e sons ambientais:

  • tampas de panelas X batidas na porta;
  • batidas de latas X batidas na porta;
  • despertador X batidas na porta;
  • despertador X batidas de lata.

Sons instrumentais

  • tambor X agogô;
  • pandeiro X agogô;
  • prato X tambor;
  • tambor X chocalho.

Sons da fala

  • au - au X co - có;
  • mu - mu X bé;
  • miau X co - có;
  • quá - quá X ploc - ploc.

b)Discriminar quanto à Duração: Sons Longos e Sons Breves

Como na etapa anterior , a criança primeiro vê e ouve realizando a atividade junto com o professor. Depois só ouve:

Ruídos e sons ambientais

  • despertador; campainha; liquidificador; rádio.

Enquanto perdurar o som, as crianças realizam ações contínuas: traçar uma linha na lousa, fazer um carrinho percorrer um caminho longo, etc. Quando o som for breve a criança passa, com um giz ou com um lápis, um risco curto, ou então, com um carrinho, percorre um caminho curto.

Sons instrumentais

Utilizar instrumentos que facilitam a emissão de sons contínuos, como instrumentos de sopro. No caso de instrumentos que não tenham essa condição (tambor), produzir o som várias vezes em seguida. a resposta pode ser dada de diferente maneiras:

  • caminhar, mover um carrinho, pular, traçar linhas, manter os braços levantados, etc., enquanto perdurar o som;
  • sons longos, mostrar tirinhas de papel longas;
  • sons breves, mostrar tirinhas curtas ou bolinhas de papel;
  • sons longos, mostrar palitos;
  • sons breves, mostrar grãos.

Sons da fala

Trabalhar apenas vogais e onomatopéias, de início com as mais fáceis de serem percebidas:

  • o professor dramatiza atitudes de vocalização emitindo sons longos e sons breves alternadamente. Exemplo: finge espanto e emite a longo, indica um objeto e emite ó curto;
  • a criança acompanha traçados com o dedo, movimenta carrinho, pula, etc., enquanto durar o som.

c)Discriminar quanto à Intensidade: Sons Fortes e Fracos

Mostrar à criança a produção de sons fortes e dos sons fracos e pedir para reproduzi-los. Depois que a criança fixou e aprendeu a produzir sons fortes e fracos, tirar apoio visual e utilizar apenas a pista auditiva.

No treino da intensidade dos sons recorrer à mesma fonte sonora. Exemplo: batidas fortes na carteira X batidas fracas na carteira; batidas fortes no tambor X batidas fracas no tambor.

· batidas fortes de lata X batidas fracas de lata; apontar círculos de papel verde escuro ao ouvir o som forte e apontar círculos de papel verde claro ao ouvir o som fraco;

· batidas fortes na mesa X batidas fracas na mesa: reproduzi-las na própria carteira;

· batidas fortes no chão com os pés X batidas, acompanhando sons fortes e fracos.

Sons instrumentais:

  • com a criança sentada, o professor toca um instrumento musical e vai aumentando a intensidade. À medida que o som for aumentando, a criança vai se levantando. À medida que diminui a intensidade do som, a criança se senta novamente;
  • pular ao ouvir som forte e sentar ao ouvir som fraco;
  • ao som forte executar movimentos corporais bruscos e ao som fraco movimentos corporais suaves;
  • desenhar na lousa um círculo grande associando-o a um som forte, e um círculo pequeno associando-o a um som fraco;
  • pedir para que a criança reproduza o som forte ou fraco, de acordo com o círculo que lhe for mostrado;
  • uma vez fixada a atividade acima, o professor pode variar a seqüência dos círculos: grande (forte), pequeno (fraco), grande (forte), pequeno (fraco), etc... pedindo que a criança os reproduza

Sons da fala :

  • o professor mostra uma ficha com a vogal a amplificada e emite um a forte, mostra uma ficha com a vogal a escrita pequena e emite um a fraco, para que a criança perceba a diferença de intensidade;
  • o professor emite a forte e a fraco e a criança mostra a ficha correspondente;
  • o professor emite a forte e a fraco e a criança repete a emissão;
  • o professor mostra a figura de um cachorro grande e emite “au - au” bem forte, mostra a figura de um filhote e emite “au -au” mais fraco;
  • o mesmo exercício anterior, com o professor mostrando as figuras e as crianças emitindo os sons.

Um amigo me passou e achei bonito!

http://www.youtube.com/watch?v=LrcGvOCesio

-Encaminho abaixo a dica de uma intérprete Samantha:

Depois de ver algumas dúvidas de vocês sobre como mostrar ao surdo a intensidade, freqüências, visualmente o som, fui em busca de algo que pudesse ajudar vocês a pensarem como produzir o trabalho final. Relacionando com música ainda no Brasil nossos materiais não são tão bons, precisamos mais treino e organização para produzir vídeos com maior qualidade. Porém, fora em outros países, como as questões em relação à língua de sinais já estão mais desenvolvidas e a maneira deles publicarem isso acaba ficando com uma qualidade melhor, peguei alguns links de vídeos em ASL (lingua de sinais americana); mas o pensamento em relação a musica e a língua de sinais é o mesmo, só muda a língua.

Então, pegando coisas que foram produzidas por surdos e para surdos contendo música, podem ajudar a pensar nos detalhes - som, efeitos visuais, movimentos de corpo, efeitos de vídeo, enfim tudo que puder conter nestes vídeos e que puderem observar, para que possam passar ao surdo os efeitos do som, que não ouvem mas podem enxergar.

expressão facial + ritmo

http://www.youtube.com/watch?v=UtEg3EQwN9A

musica de michael jackson + representação corporal e visual do ritmo e letra da musica

http://www.youtube.com/watch?v=BkGtWlk2PiE&feature=mfu_in_order&list=UL (legenda feita por um surdo)

EFEITOS DE LUZ + MOVIMENTOS CORPORAIS + MUSICA

http://www.youtube.com/watch?v=6N1j-MwDxRs

musica árabe - ASL

http://www.youtube.com/watch?v=Lm55O_bxhW4

Interpretação em ASL + efeitos visuais

http://www.youtube.com/watch?v=C6zVFGpGNJQ&feature=related

surdos rapers

http://www.youtube.com/watch?v=xnfhqodBlTw&feature=related (legenda feita por um surdo)

http://www.youtube.com/watch?v=UpKMPURqKuA&feature=mfu_in_order&list=UL ( legenda feita por um surdo)

http://www.youtube.com/watch?v=E5l-2Jo14cQ&feature=related

Espero que as dicas dela ajudem de alguma forma dando idéias para vocês de como o surdo pode ter contato com a música.

Casamento de surdos:

http://g1.globo.com/videos/parana/v/casamento-em-libras-na-catedral-de-maringa-mostra-gestos-de-amor-e-superacao/1516358/#/Paran%C3%A1TV1/Maring%C3%A1/20110523/page/1

- Um aluno da primeira turma de LIBRAS- educação musical deu a dica abaixo que encontrou na internet e achei importante compartilhá-la com vocês!

Encontrei o Bounce Metronome Pro. É um metrônomo visual que pode ser utilizado por pessoas surdas.
http://www.youtube.com/watch?v=38WR4YkR4AI&feature=player_embedded

-Outra aluna indicou:

Mais informações no site: http://bouncemetronome.com/visual_metronome.htm

Uma informação importante para nós educadores musicais, o Professor Fábio Bonvenuto disse que os alunos sentem o som grave na barriga e os sons agudos na região da nuca.


Entrevista sobre o projeto música do silêncio.
Prêmio de Professor em Destaque da Cidade de São Paulo.
Escola Marechal Rondon/ Escola Madre Lucie Bray:


http://www.youtube.com/watch?v=M50IcgAVlJc&feature=related

Projeto Musica do silêncio com alunos surdos da EMEE Madre Lucie Bray e alunos ouvintes da EMEF Marechal Rondon da Prefeitura de São Paulo.
Professor Fábio Bonvenuto:

http://www.youtube.com/watch?v=idSMr_Jt_YQ&NR=1

- Atividades musicais para surdos:

http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2008/030%20Cristina%20Soares%20da%20Silva.pdf
- Banda surdos:

http://www.vezdavoz.com.br/site/informacoes/2010/11/banda_ab_surdos

Veja o vídeo do Hino Nacional em LIBRAS, muito lindooo!!! http://www.youtube.com/watch?v=ZZtB-Rfl8EU&feature=fvsr

Também veja a música IMAGINE interpretada pelo coral de surdos dos EUA... Está em ASL (American Sign Language), mas é lindo!http://www.youtube.com/watch?v=1orC_AZB4Ss

Vejam o projeto Touchingnotes desenvolvido por Vinicius Muller para que surdos possam ver e sentir a música!

http://www.youtube.com/watch?v=3RPjRuDLWYg

Grupo Surdodum- http://www.youtube.com/watch?v=fZFTcASiR8I

Estratégias de ensino de música para surdos:

http://ideiasemarteeducacao.blogspot.com/2011/08/possibilidades-e-estrategias-no-ensino.html

Estrategias e dicas de musica para surdos (é site estrangeiro, mas usei o tradutor para o portugues):

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://deafness.about.com/cs/educationgeneral/a/deafmusic.htm

Penso importante relatar minha experiencia de ver os sons na clinica de fonoaudiologia..:

Quanto ao "ver" o som, tem-se diferentes métodos para isso. No meu caso que nasci surda, tive o acompanhamento de uma fonoaudiologa que fez um belo trabalho para o desenvolvimento de minha linguagem e escrita. Ela utilizava a comunicação total ( sinais, leitura labial, desenhos, dramática, etc). Para que eu pudesse "ver" os sons de cada letra, ela desenhava o rosto e mostrava onde cada som era produzido, por exemplo, para eu entender os sons das letras "F" e "V", ela mostrava que o "F" apenas produzia um vento constante que saía da boca e não tinha vibração no pescoço; e que o "V" produzia o mesmo vento do "F", mas tinha vibração do pescoço... Eu conseguia entender os sons através deste método(desenho) e também colocando a mão no pescoço para sentir a diferença do sem vibração e com vibração; e também sentir o vento saindo pela boca... muito legal! Podem crer que é complicado para eu falar, pois para eu pensar nos sons, tenho que imaginar o que aprendi no desenho... Por isso tenho mais liberdade de comunicar em Libras."


TODOS OS DIREITOS A Profa.Mariana Campos, que leciona Libras 1 em Educação Musical, Grupo 2.

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