"Surdos sentem a música através de auscultadores vibratórios:
http://www.youtube.com/watch?v=B_E32ufM_4M
Uma aula de música para surdos:
http://www.youtube.com/watch?v=mIXHbhZS6no
Surdez - Estratégias para docentes :
http://www.youtube.com/watch?v=_EOhXRZicXk
-Olhe o site sobre ensino de sapateado para uma surda, a professora recorreu à utilização de um tablado de madeira e de “dicas” visuais, através da adaptação do sistema Khanotation (simbologia do sapateado americano), utilizando cores e figuras, para que ocorresse a associação do desenho à batida dos pés e os sons por eles produzidos. http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/971/926
Vocês podem aproveitar a experiência dela para outras atividades musicais também.
-Veja o projeto Touchingnotes que foi apresentado na EMEF CEI em Campo Bom no dia 03/05/2011. Trata-se de um dispositivo que transforma as notas musicais em vibrações táteis, que permitem que um surdo possa sentir a música através de uma pulseira: http://www.youtube.com/watch?v=UN6Ybl40hI0
- A seguir são os softwares que criaram para que os surdos possam ver a voz atraves do computador...
http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/acessoConteudo.php?nrseqoco=14307 .
http://www.decom.fee.unicamp.br/lpdf/jogosvoz.htm (software para teste)
-Tem uma reportagem no youtube dos surdos treinando a música:
http://www.youtube.com/watch?v=B_E32ufM_4M
http://www.youtube.com/watch?v=fZFTcASiR8I
http://www.youtube.com/watch?v=hcYhIGZFXMc
http://www.surdodum.com/ (site da banda surda)
http://www.youtube.com/watch?v=mUBmW8LoULU (balada propria para surdos, reparem que eles usam um piso de madeira para sentir mais a vibração e as luzes são de acordo com cada tipo de ritmo de música).
Nilton camara cantando "Familia" em Libras: http://www.youtube.com/watch?v=tv0hwj1c-YM&feature=fvwrel
(reparem o movimento do corpo e expressão de acordo com a letra e ritmo da música)
Vocês sabem que não sou professora de música e não tenho experiência na área, mas posso compartilhá-los com experiências e de alguns trabalhos que conheci e espero que possam ajudá-los para ter uma idéia de como lidar com a música com alunos surdos.
Vou mostrar para vocês como o INES (Escola de Surdos do Rio de Janeiro) utiliza o método para mostrar os sons para seus alunos surdos, veja abaixo:
a)Discriminar os Sons
Depois que a criança aprendeu a perceber a presença e a ausência dos sons, o passo seguinte é trabalhar a discriminação começando sempre com dois sons bem opostos. Aos poucos, ir diminuindo a oposição.
De início mostrar a fonte sonora e o som produzido. depois tirar a pista visual e explorar somente a audição:
Ruídos e sons ambientais:
- tampas de panelas X batidas na porta;
- batidas de latas X batidas na porta;
- despertador X batidas na porta;
- despertador X batidas de lata.
Sons instrumentais
- tambor X agogô;
- pandeiro X agogô;
- prato X tambor;
- tambor X chocalho.
Sons da fala
- au - au X co - có;
- mu - mu X bé;
- miau X co - có;
- quá - quá X ploc - ploc.
b)Discriminar quanto à Duração: Sons Longos e Sons Breves
Como na etapa anterior , a criança primeiro vê e ouve realizando a atividade junto com o professor. Depois só ouve:
Ruídos e sons ambientais
- despertador; campainha; liquidificador; rádio.
Enquanto perdurar o som, as crianças realizam ações contínuas: traçar uma linha na lousa, fazer um carrinho percorrer um caminho longo, etc. Quando o som for breve a criança passa, com um giz ou com um lápis, um risco curto, ou então, com um carrinho, percorre um caminho curto.
Sons instrumentais
Utilizar instrumentos que facilitam a emissão de sons contínuos, como instrumentos de sopro. No caso de instrumentos que não tenham essa condição (tambor), produzir o som várias vezes em seguida. a resposta pode ser dada de diferente maneiras:
- caminhar, mover um carrinho, pular, traçar linhas, manter os braços levantados, etc., enquanto perdurar o som;
- sons longos, mostrar tirinhas de papel longas;
- sons breves, mostrar tirinhas curtas ou bolinhas de papel;
- sons longos, mostrar palitos;
- sons breves, mostrar grãos.
Sons da fala
Trabalhar apenas vogais e onomatopéias, de início com as mais fáceis de serem percebidas:
- o professor dramatiza atitudes de vocalização emitindo sons longos e sons breves alternadamente. Exemplo: finge espanto e emite a longo, indica um objeto e emite ó curto;
- a criança acompanha traçados com o dedo, movimenta carrinho, pula, etc., enquanto durar o som.
c)Discriminar quanto à Intensidade: Sons Fortes e Fracos
Mostrar à criança a produção de sons fortes e dos sons fracos e pedir para reproduzi-los. Depois que a criança fixou e aprendeu a produzir sons fortes e fracos, tirar apoio visual e utilizar apenas a pista auditiva.
No treino da intensidade dos sons recorrer à mesma fonte sonora. Exemplo: batidas fortes na carteira X batidas fracas na carteira; batidas fortes no tambor X batidas fracas no tambor.
· batidas fortes de lata X batidas fracas de lata; apontar círculos de papel verde escuro ao ouvir o som forte e apontar círculos de papel verde claro ao ouvir o som fraco; · batidas fortes na mesa X batidas fracas na mesa: reproduzi-las na própria carteira; · batidas fortes no chão com os pés X batidas, acompanhando sons fortes e fracos. |
Sons instrumentais:
Sons da fala :
|
Um amigo me passou e achei bonito!
http://www.youtube.com/watch?v=LrcGvOCesio
-Encaminho abaixo a dica de uma intérprete Samantha:
Depois de ver algumas dúvidas de vocês sobre como mostrar ao surdo a intensidade, freqüências, visualmente o som, fui em busca de algo que pudesse ajudar vocês a pensarem como produzir o trabalho final. Relacionando com música ainda no Brasil nossos materiais não são tão bons, precisamos mais treino e organização para produzir vídeos com maior qualidade. Porém, fora em outros países, como as questões em relação à língua de sinais já estão mais desenvolvidas e a maneira deles publicarem isso acaba ficando com uma qualidade melhor, peguei alguns links de vídeos em ASL (lingua de sinais americana); mas o pensamento em relação a musica e a língua de sinais é o mesmo, só muda a língua.
Então, pegando coisas que foram produzidas por surdos e para surdos contendo música, podem ajudar a pensar nos detalhes - som, efeitos visuais, movimentos de corpo, efeitos de vídeo, enfim tudo que puder conter nestes vídeos e que puderem observar, para que possam passar ao surdo os efeitos do som, que não ouvem mas podem enxergar.
expressão facial + ritmo
http://www.youtube.com/watch?v=UtEg3EQwN9A
musica de michael jackson + representação corporal e visual do ritmo e letra da musica
http://www.youtube.com/watch?v=BkGtWlk2PiE&feature=mfu_in_order&list=UL (legenda feita por um surdo)
EFEITOS DE LUZ + MOVIMENTOS CORPORAIS + MUSICA
http://www.youtube.com/watch?v=6N1j-MwDxRs
musica árabe - ASL
http://www.youtube.com/watch?v=Lm55O_bxhW4
Interpretação em ASL + efeitos visuais
http://www.youtube.com/watch?v=C6zVFGpGNJQ&feature=related
surdos rapers
http://www.youtube.com/watch?v=xnfhqodBlTw&feature=related (legenda feita por um surdo)
http://www.youtube.com/watch?v=UpKMPURqKuA&feature=mfu_in_order&list=UL ( legenda feita por um surdo)
http://www.youtube.com/watch?v=E5l-2Jo14cQ&feature=related
Espero que as dicas dela ajudem de alguma forma dando idéias para vocês de como o surdo pode ter contato com a música.
Casamento de surdos:
- Um aluno da primeira turma de LIBRAS- educação musical deu a dica abaixo que encontrou na internet e achei importante compartilhá-la com vocês!
Encontrei o Bounce Metronome Pro. É um metrônomo visual que pode ser utilizado por pessoas surdas.
http://www.youtube.com/watch?v=38WR4YkR4AI&feature=player_embedded
-Outra aluna indicou:
Mais informações no site: http://bouncemetronome.com/visual_metronome.htm
Uma informação importante para nós educadores musicais, o Professor Fábio Bonvenuto disse que os alunos sentem o som grave na barriga e os sons agudos na região da nuca.
Entrevista sobre o projeto música do silêncio.
Prêmio de Professor em Destaque da Cidade de São Paulo.
Escola Marechal Rondon/ Escola Madre Lucie Bray:
http://www.youtube.com/watch?v=M50IcgAVlJc&feature=related
Projeto Musica do silêncio com alunos surdos da EMEE Madre Lucie Bray e alunos ouvintes da EMEF Marechal Rondon da Prefeitura de São Paulo.
Professor Fábio Bonvenuto:
http://www.youtube.com/watch?v=idSMr_Jt_YQ&NR=1
- Atividades musicais para surdos:
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2008/030%20Cristina%20Soares%20da%20Silva.pdf
- Banda surdos:
http://www.vezdavoz.com.br/site/informacoes/2010/11/banda_ab_surdos
Veja o vídeo do Hino Nacional em LIBRAS, muito lindooo!!! http://www.youtube.com/watch?v=ZZtB-Rfl8EU&feature=fvsr
Também veja a música IMAGINE interpretada pelo coral de surdos dos EUA... Está em ASL (American Sign Language), mas é lindo!http://www.youtube.com/watch?v=1orC_AZB4Ss
Vejam o projeto Touchingnotes desenvolvido por Vinicius Muller para que surdos possam ver e sentir a música!
http://www.youtube.com/watch?v=3RPjRuDLWYg
Grupo Surdodum- http://www.youtube.com/watch?v=fZFTcASiR8I
Estratégias de ensino de música para surdos:
http://ideiasemarteeducacao.blogspot.com/2011/08/possibilidades-e-estrategias-no-ensino.html
Estrategias e dicas de musica para surdos (é site estrangeiro, mas usei o tradutor para o portugues):
Penso importante relatar minha experiencia de ver os sons na clinica de fonoaudiologia..:
Quanto ao "ver" o som, tem-se diferentes métodos para isso. No meu caso que nasci surda, tive o acompanhamento de uma fonoaudiologa que fez um belo trabalho para o desenvolvimento de minha linguagem e escrita. Ela utilizava a comunicação total ( sinais, leitura labial, desenhos, dramática, etc). Para que eu pudesse "ver" os sons de cada letra, ela desenhava o rosto e mostrava onde cada som era produzido, por exemplo, para eu entender os sons das letras "F" e "V", ela mostrava que o "F" apenas produzia um vento constante que saía da boca e não tinha vibração no pescoço; e que o "V" produzia o mesmo vento do "F", mas tinha vibração do pescoço... Eu conseguia entender os sons através deste método(desenho) e também colocando a mão no pescoço para sentir a diferença do sem vibração e com vibração; e também sentir o vento saindo pela boca... muito legal! Podem crer que é complicado para eu falar, pois para eu pensar nos sons, tenho que imaginar o que aprendi no desenho... Por isso tenho mais liberdade de comunicar em Libras."
TODOS OS DIREITOS A Profa.Mariana Campos, que leciona Libras 1 em Educação Musical, Grupo 2.
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