ET's

WILD SPIRIT- A INDIGO PIANIST

WILD SPIRIT- A INDIGO PIANIST
I Love Girls!

Nice Pages

terça-feira, 18 de maio de 2010

Um breve histórico da Educação a Distância e a EaD atual

"Segundo Moore e Kearsley (2007) os primeiros cursos a distância eram realizados através do sistema postal e iniciaram em meados da década de 1880. Eles tiveram bastante sucesso e a cada nova tecnologia foram se transformando. Primeiro o rádio e depois a televisão deram início à chamada tele-educação. As tecnologias de gravação de áudio e vídeo possibilitaram a produção de vídeos-aula e áudios-aula, o que significou um grande avanço. Finalmente a tecnologia digital proporcionou o surgimento da internet, da www, dos ambientes virtuais de aprendizagem e de sistemas que auxiliam na criação destes ambientes, como o Moodle.
Em um ambiente virtual de aprendizagem pode-se encontrar ferramentas de comunicação como fóruns, chats e outros recursos. Outras tecnologias ligadas à internet são Voip, webconferência, etc. Estas novas tecnologias representam um forte impacto na educação a distância (EaD) pois proporcionam uma grande variedade de possibilidades de comunicação e integração social - elementos fundamentais para os processos educativos.
Segundo os autores (Moore & Kearsley, 2007: 101), em um processo de ensino-aprendizado existe a necessidade da utilização de uma variedade de tecnologias já que nenhuma tecnologia da comunicação, por si só, pode dar conta da grande gama de requisitos em um curso como um todo e das necessidades de aprendizagem dos vários estudantes. Já que estes possuem variados estilos e capacitações para o aprendizado. Para os autores, “quanto mais alternativas de mídia são oferecidas, mais eficaz será o curso de educação a distância” (Moore & Kearsley, 2007: 102) e melhor será a sua capacidade de ser utilizado por uma faixa de alunos mais ampla."

Referências Bibliográficas:
MOORE, Michel & KEARSLEY, Greg. Educação a distância: Uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

KFOURI,P. & SANTIAGO, G. & GONÇALVES, A. Uma breve visão sobre fóruns on-line aplicados na Educação Musical a Distância. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário