ET's

WILD SPIRIT- A INDIGO PIANIST

WILD SPIRIT- A INDIGO PIANIST
I Love Girls!

Nice Pages

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A História da Orquestra

  • Orquestra Barroca:
Os grupos instrumentais no período barroco acompanhavam ballet, danças, óperas, cultos da igreja e banquetes.
A orquestra se originou a partir de grupos formados por violinistas na França. A Itália e a França que deram início e logo se expandiu para Alemanha e Inglaterra e após isso, para toda a Europa.
Até o século XVII a orquestra era apenas um grupo de músicos com formações bem variáveis e eles tocavam de acordo com o propósito (como em peças teatrais).
A orquestra aumenta o tamanho no final do barroco e se torna unificada.
As orquestras começam a incluir trompas em sua formação.
Os instrumentos duplicavam a linha vocal e faziam a harmonia e os instrumentistas começaram a se especializar em apenas um instrumento, antes eles tocavam vários instrumentos versatilmente de uma mesma série de registros.
No Barroco, a musica instrumental ganha a mesma importância que a vocal.
Compositores importantes: Lully e Corelli.
Instrumentos: flauta, cravo, fagote, oboé, clarinete, corne francês, trompete, trombone, tuba, violino, viola, contrabaixo e cello.

  • Orquestra Clássica:
O cravo cai em desuso e a orquestra aumenta seu tamanho, mais instrumentos são aderidos, tais como tímpanos, clarinetes e flautas.
Trompetes e tímpanos apareceram nas musicas festivas e militares e os trombones vieram da música sacra. Os violinos foram divididos em 2 seções.
Beethoven transformou a orquestra, colocando contrabaixos com suas próprias partes acrescentando 3 ou 4 trompas e um trombone como padrão orquestral.
Entre 1780s e 1790 o violinista que conduzia a orquestra, exceto na França, que a mesma era conduzida já pela figura do maestro.
Até 1780, contrabaixo, cellos, fagotes e os teclados desempenhavam praticamente o mesmo papel. Os instrumentos de madeira também ganham mais importância.
No clássico a música orquestral se torna quase que mais importante que a vocal.
Compositores importantes: Haydn, Mozart e Beethoven.
Instrumentos: flauta, oboé, clarinete, fagote, corne francês, trompete, trombone, tuba, violino, viola, cello, contrabaixo e percussão.

  • A orquestra Romântica:
O número de orquestras no mundo aumentou bastante, o publico aumentou e não atingia mais somente a aristocracia, surgiram novos centros musicais, o maestro ficou como o líder da orquestra de vez, mais músicos tocavam na orquestra, novas invenções incrementaram a orquestra, como a invenção do sistema de válvula dos metais.
Durante o século XIX, mais instrumentos foram introduzidos nas orquestras, como o piccolo, o contrafagote, mais trombones e a tuba (instrumento mais novo da orquestra pertencente a família dos metais). As harpas se tornaram membros oficiais da orquestra, junto ao corne inglês e clarinete baixo (clarone).
Com a invenção do sistema de válvulas, os metais conseguiram atingir novos registros (mais notas); Antes disso, até a metade do século XIX, os instrumentos com válvulas tocavam lado a lado com instrumentos naturais.
Com o sistema de chaves, os músicos podiam tocar mais rápido os instrumentos de sopro.
Os músicos se tornaram mais especializados nos instrumentos graças a formação nos conservatórios especializados. A orquestra se torna uma profissão.
O maestro aparece pela primeira vez na França e depois na Alemanha, Itália e no resto do mundo.
Notáveis compositores foram maestros, como Schubert, Berlioz, Brahms, Tchaikovsky, e Mahler.

  • Orquestras do Século XX:
Durante o século XX as orquestras continuavam a tocar repertório de décadas passadas, porém a orquestra se transformou mais ainda. Como exemplo, podemos dizer que o naipe da percussão cresceu bastante, junto a novos instrumentos (as vezes instrumentos orientais); O piano foi re-introduzido na orquestra como membro do naipe de percussão e NÃO como um instrumento contínuo. As técnicas instrumentais também melhoraram, influenciando assim na orquestra.
Em resposta a grandes orquestras, foram criadas orquestras menores (orquestras de câmara) e as mesmas reviviam repertórios do século XVII e XVIII.
O saxofone, flugelhorn, teremim e guitarra elétrica foram incorporados a algumas orquestras.
No século XX teve a invenção do sistema de gravação.
O vibrato contínuo foi bastante usado dentre as técnicas instrumentais.
Devido a novas maneiras de construção, os instrumentos de cordas ganharam mais brilho.
Mais técnicas foram desenvolvidas, tais como harmônicos, microtons, glissando para as madeiras e vibratos.
As mulheres começaram a fazer parte das orquestras; Algumas orquestras, como a de Vienna não aceitou as mulheres até 1990.

  • Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Orquestra

A Incrivel Historia da Orquestra, a (Cp) - Koscielniak

Nenhum comentário:

Postar um comentário